domingo, 25 de abril de 2010

Forró ritmo brasileiro

O forró é um ritmo tipico do Nordeste brasileiro, dos estados de Ceará, Natal, Paraiba , Permanbuco, Maranhão, Piaui e Sergipe.

Forró é uma festa popular brasileira, de origem nordestina e é a dança praticada nessas festas, conhecida também por arrasta-pé, bate-chinela, fobó, forrobodó. No forró, vários ritmos musicais daquela região, como baião, a quadrilha, o xaxado, que tem influências holandesas e o xote, que veio de Portugal, são tocados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro (tocador de acordeão—que no forró é tradicionalmente a sanfona de oito baixos), um zabumbeiro e um tocador de triângulo.

O forró possui semelhanças com o toré e o arrastar dos pés dos índios, com os ritmos binários portugueses e holandeses, porque são ritmos de origem européia a Chula, denominada pelos nordestinos de simplesmente "Forró", xote("Xotis"), o termo correto, e variedades de Polkas européias que são chamadas pelos nordestinos de arrasta-pé e ou quadrilhas. Além do jeito europeu de dançar, essas danças adquiriram também o balançar dos quadris dos africanos. A dança do forró tem influência direta das danças de salão européias, como evidencia nossa história de colonização e invasões européias.

Conhecido e praticado em todo o Brasil, o forró é especialmente popular nas cidades brasileiras de Campina Grande, Caruaru, Mossoró, e Juazeiro do Norte, onde é símbolo da Festa de São João, e nas capitais Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Maceió, Recife, São Luís e Teresina, onde são promovidas grandes festas.


A maior concentração de bandas de forró do Brasil, fica localizada no Ceará, principalmente na cidade de Fortaleza a capital do estado, por sinal uma das mais belas capitais do Brasil.

Algumas das bandas mais conhecidas são elas, Forró Real, Aviões do Forró, Forró do Muido, Forró Sacode, Cavaleiros do Forró, Garota Safada entre várias e vários bandas que tem de forró, essas são algumas das mais conhecidas.


Algumas imagens das bandas citadas.






Forró Sacode.











Garota Safada.










Forró do Muido.










Banda, Aviões do Forró.











Postado por Jardel Pessoa.

0 comentários :

Postar um comentário

Poste seu comentário.